HISTÓRIA DO BASQUETE PARANÁ – FPRB E MEMORIAL DO BASQUETE DE PONTA GROSSA RESGATAM HISTÓRIA DE HUGO RIVA, PRIMEIRO ÁRBITRO FIBA DO PARANÁ

 

A vida esportiva de um homem que deixou no esporte paranaense seu nome gravado, graças às suas notáveis iniciativas em benefício dos desportos. Árbitro da FIBA e ex-técnico do Clube Curitibano (duo deca campeão da cidade) e dirigente da Federação Paranaense de basquetebol.

Aqui vai um pouco da história deste grande incentivador do basquetebol.

Ele primeiro se dedicou ao futebol em 1921 chegando a jogar pelo juvenil de Coritiba Football Club. Na adolescência começou a gostar de esportes amadores fazendo parte do Clube 15 de Novembro. Lá ele praticou tênis de mesa, voleibol e atletismo. Por volta de 1943 ingressou no time de basquete no Clube Atlético Paranaense ao Convite do senhor João Baptista de Deus, e chegou a seleção paranaense.

Em 1946 foi para o Rio de Janeiro aonde frequentou a renomada escola de educação , física do exército. Em 1947, voltou a Curitiba e foi convidado a reorganizar a federação Paranaense que até aquele momento não existia oficialmente. Reorganizou o esporte local e começaram os campeonatos juvenis. Foram revelados o senhor Reynaldo Ramon, e Oscar Dias pimpão, Baena, Cecato entre outros.

Também realizou o primeiro campeonato adulto em que Ponta Grossa, por ser muito forte, ficava na espera de uma final de três entre Curitiba e Paranaguá. A final foi a primeira partida transmitida por rádio no estado do Paraná. O jogo foi transmitido pela radio PRS2 de Ponta Grossa. Neste jogo, Ponta Grossa se torna a primeira campeã estadual no primeiro evento realizado pela Federação Paranaense de Basquete.

Logo após, tornou-se arbitro, pelo gosto e não pela necessidade financeira, pois não cobrava para apitar. Havia uma dificuldade muito grande de se conseguir árbitros para os eventos. Apitou vários eventos como jogos colegiais, universitários e da federação. Em 1950 teve contato com a CBB no campeonato brasileiro juvenil realizado em Curitiba. Ali, apitou vários jogos deste campeonato até chegar na final entre paulistas e mineiros.

Apitou o pré-olímpico em Santos e o pré-Mundial feminino pela FIBA. Ajudou a criar vários cursos de árbitros e qualificou muitos técnicos e árbitros no Brasil a fora. Possuía vários admiradores pelo trabalho profissional e correto.