HISTÓRIA DO BASQUETE DO PARANÁ – FPRB E MEMORIAL DO BASQUETE DE PONTA GROSSA RESGATAM HISTÓRIA DE ALMIR NELSON DE ALMEIDA

 

 

Almir de Almeida – O Bom Baiano

 

 

Almir Nelson de Almeida, nascido em Salvador, 2 de setembro de 1924 e falecido em Curitiba, 14 de abril de 1977. Foi, junto com Mayr Facci e Ayrton Maia, um dos ícones do basquetebol de Ponta Grossa. Foi também jogador da seleção brasileira, técnico de basquete e dirigente esportivo.

 

 

Ele disputou as Olimpíadas de 1952, em Helsinque e foi vice campeão mundial em 1954 no Rio de Janeiro. Foi das equipes de basquete do Fluminense, Clube Guarani de Basquete de Ponta Grossa e do Clube Curitibano.
Infância Difícil e a Superação.

 

 

Almir Nelson Almir nasceu em uma família humilde. Perdeu o pai muito cedo, passando a ter como referência paterna o irmão oito anos mais velho, Raymundo José de Almeida. Ainda no primário, começou a se interessar por esportes e logo começou a jogar basquete, esporte que se manteve como atividade intensa e grande paixão até o fim do ciclo básico de estudos. Nesse momento, o atleta havia acumulado diversos títulos em jogos colegiais e juvenis, alçando-se a representante da seleção baiana de basquete. Destacou-se imediatamente e, poucos depois, começou a receber as primeiras convocações para a seleção brasileira.

 

Em Ponta Grossa

 

 

 

Almir de Almeida (número 13) jogou por Ponta Grossa quando tínhamos uma das melhores equipes do Brasil. Com dois jogadores da seleção brasileira, era quase imbatível. Nesta foto em Ponta Grossa temos um jogo contra um time argentino que era considerado um dos melhores da américa do sul e tinha o jovem Oscar Moglia, o último agachado à esquerda. Ele foi considerado um dos melhores jogadores mundiais dos anos 50.

 

Em Curitiba

 

 

Foi homenageado pelo governo do Paraná, que batizou o Ginásio do Tarumã, em Curitiba, com seu nome, que passou então a receber a nomenclatura oficial de Ginásio Professor Almir Nelson de Almeida. Em 1973 Almir voltou ao Coritiba e, em 1974, passou a ser dirigente esportivo no Vasco da Gama, que se tornaria o campeão brasileiro daquele ano. Foi destaque pelos clubes em que foi coordenador esportivo fizeram com que fosse convidado para exercer a função na seleção brasileira, cargo que ocupou até 1977. Almir de Almeida faleceu vítima de infecção generalizada após um raro problema sanguíneo. Muito Obrigado pelos seus serviços prestados ao basquete!